A Filosofia medieval oscila entre o caráter sagrado – e místico – da Teologia e as disciplinas como a Psicologia, para o estudo da percepção e da imaginação, e como a História, para perceber a ação dos grupos humanos e a transmissão do conhecimento.

O pensamento medieval combina o peso da história e da filosofia, já que, de um lado, leva consigo toda a herança antiga e, do outro lado, revela grande parte dos assuntos depois tratados pelo pensamento moderno.

As contribuições apresentadas nesta Jornada procuram reunir estudos que apresentam todas essas sensibilidades, oferecendo ao grande público e aos investigadores uma panorâmica geral das duas disciplinas.

A Jornada será concluída com a apresentação de dois livros, sendo o primeiro um volume coordenado pelos organizadores do evento, Francisco Díaz Marcilla e José Higuera Rubio, onde se procura essa aproximação entre a Filosofia e a História, com apresentação a cargo de Alice Tavares; e um segundo livro, em formato e-book, apresentado por José Higuera Rubio. Ambas as publicações tomam como eixo da argumentação a figura e a obra de Ramon Llull, filósofo medieval (1232-1316).

Organização: IEM-NOVA FCSH; IF-FLUP
Organizadores:
Francisco Díaz Marcilla (IEM-NOVA FCSH), José Higuera Rubio (IF-FLUP)

Entrada livre