No dia 30 de Junho, o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH) participará activamente na Festa do Património 2018, promovida anualmente pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), no Palácio Nacional da Ajuda e jardins circundantes.

Entre as 11:00 e as 17:00, o IEM-NOVA FCSH, em colaboração com o REQUIMTE – Laboratório de Investigação em Quimica Verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), estará presente na área das Oficinas/Workshops com uma acção de sensibilização para a escrita e iluminura de manuscritos medievais, intitulada “Escrever e pintar na Idade Média“, num programa para adultos e crianças, montado como um díptico, com duas oficinas: Quando a pintura estava nos livros. À descoberta da iluminura medieval portuguesa com o Cancioneiro da Ajuda e o Livro das Aves do Mosteiro do Lorvão e Quando os monges faziam livros: segredos de Alcobaça.

Neste espaço todos podem ver como se faziam as tintas e cores na Idade Média, bem como experimentar a sua utilização. Para além de uma equipa especializada pronta a acolher e enquadrar os visitantes, também estará disponível um ecrã táctil que mostra as diversas componentes de um scriptorium medieval e as diferentes fases de composição de um códice manuscrito.

Os mais “pequeninos”, entre os 4 e os 8 anos, terão a oportunidade de pintar uma letra iluminada e escrever algumas letras num “pergaminho” que poderão depois levar para casa!

Junte-se a nós!

ESCREVER E PINTAR NA IDADE MÉDIA
Acção de sensiblização organizada pelo IEM-NOVA FCSH, em parceria com o REQUIMTE (grupo para a preservação do património cultural), com a oferta de uma dupla oficina, onde crianças e adultros poderão divertir-se e experimentar com técnicas, cores, letras e tintas da Idade Média.

OFICINA 1: Quando a pintura estava nos livros. À descoberta da iluminura medieval portuguesa com o Cancioneiro da Ajuda e o Livro das Aves do Mosteiro do Lorvão
No contexto da cultura e mentalidades medievais, o códice iluminado assume um lugar transdisciplinar. A História, História da Arte, Musicologia, Design Grafico, Literatura, Conservação e Restauro, são disciplinas que contribuem para o seu melhor conhecimento.
Num ambiente de realidade aumentada, explorando um ecrã interactivo, venha descobrir esse conhecimento, conheça os grandes centros culturais no tempo de D. Afonso Henriques e antes!
Descubra como se produziam as cores mais preciosas da Idade Média, em Portugal, e escolha se deseja meter mãos à obra e reproduzir as tintas do séc XII-XIV.

OFICINA 2. Quando os monges faziam livros: segredos de Alcobaça
Vamos descobrir como pintar uma inicial ou um animal num pergaminho! A oficina oferece apresentações dos livros manuscritos, tal como eles existiam no Mosteiro de Alcobaça, no tempo dos primeiros reis de Portugal.
Serão explicadas as várias fases de produção do livro, com particular destaque para a sua decoração iluminada.
As crianças serão convidadas a realizar uma “iluminura”, em papel a imitar pergaminho, com instrumentos de escrita que pretendem replicar os instrumentos que os monges usavam (aparos e pincéis) e poderão levar para casa o fruto da sua produção.
Venha aprender a fazer iluminuras connosco!