No dia 12 de setembro, entre as 14h30 e as 18h, na Torre do Tombo (Lisboa), será lançada, em Lisboa, a primeira tradução para inglês das “Crónicas de Fernão Lopes”, que será comemorada pelo Encontro “Sob a égide de Fernão Lopes. Entre a “sua” cidade e a sua obra traduzida para inglês”.
Mais do que apenas a apresentação das Crónicas de Fernão Lopes, este evento pretende chamar a atenção para as potencialidades desta edição numa tarde onde se procurará celebrar a convergência da história e da literatura na modernidade de Fernão Lopes.
Fernão Lopes, muitas vezes aclamado como o “pai da historiografia portuguesa”, legou-nos um tesouro de narrativas históricas que não só pretendem contar-nos os acontecimentos do seu tempo, mas também dão uma vida especial à própria essência do Portugal Medieval. As suas crónicas são um testemunho inestimável do seu tempo, mas sobretudo também do que se considerava dever ser o labor de um historiador, quer na ideia de fazer autorizar muito do que se dizia em documentação meticulosamente transcrita, quer na construção de uma narrativa rica até no compromisso e comprometimento com a verdade da sua época.
O Colóquio Sob a égide de Fernão Lopes. Entre a “sua” cidade e a sua obra traduzida para inglês, contará com vários especialistas que aprofundarão o impacto do trabalho de Fernão Lopes em diversas áreas de estudo, algumas delas de grande relevância no panorama actual da historiografia e dos estudos culturais.
Ao revisitar as Crónicas de Fernão Lopes, não estamos apenas a honrar o seu legado, mas também a reafirmar o nosso compromisso de preservar e compreender a rica tapeçaria da nossa história. A versão integral destas Crónicas em inglês, junto com o Portal Fernão Lopes, vão abrir a um público anglófono muito vasto um dos cronistas mais vívidos e marcantes dos finais do século XIV e inícios do século XV. Presume-se que esta importante obra possa alargar os estudos sobre cronística medieval e alimentar de forma muito significativa os estudos comparativos, até agora apenas acessíveis a quem dominasse a língua portuguesa.
Junte-se a nós enquanto celebramos as crónicas que moldaram a nossa compreensão do Portugal de finais de Trezentos e Quatrocentos e que continuam a inspirar gerações. A sua presença contribuirá para um diálogo vibrante e uma apreciação mais profunda destas excepcionais narrativas.