O Workshop Internacional Heraldry in Medieval Illuminated Manuscripts insere-se no projeto de investigação ManJusEurIt – European Traveling Legal Manuscripts conduzido e coordenado pela investigadora Dra. Maria Alessandra Bilotta, também associado às atividades da equipa de investigação do IUS ILLUMINATUM.

Este Workshop é organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA) em articulação com a equipa de investigação do IUS ILLUMINATUM e em parceria com o Instituto Português de Heráldica (IPH) e os projetos de investigação ROADMAP – Research on Antonio De Holanda Illuminated Artistic Production (FCT – PTDC/ART-HIS/0985/2021) e Books, Rituals and Space in a Cistercian Nunnery. Living, praying and reading in Lorvão, 13th – 16th centuries (FCT – PTDC/ART-HIS/0739/2020).

Esta iniciativa, coordenada pelos investigadores Maria Alessandra Bilotta e Miguel Metelo de Seixas, pretende mostrar a utilidade da análise científica da presença de emblemas heráldicos em manuscritos medievais iluminados (séculos XIII-XV).

Esta iniciativa visa ainda facilitar sinergias entre diferentes projetos de investigação e áreas do conhecimento e divulgar os resultados da investigação a um público mais alargado, mantendo sempre o rigor científico, de forma a promover o conhecimento do património heráldico em manuscritos e em documentos medievais, atenção para a importância da conservação desse patrimônio.

Coordenação Científica:
Maria Alessandra Bilotta (IEM-NOVA/FCSH)
Miguel Metelo de Seixas (IEM-NOVA/FCSH)

Secretaria organizadora:
João Costa Silva (IEM-NOVA/FCSH)

Organização:
IEM – Instituto de Estudos Medievais NOVA/FCSH
IUS ILLUMINATUM Oficina de Investigação

Parceiros da organização:
Instituto Português de Heráldica
Projeto ROADMAP – Pesquisa sobre a Produção Artística Iluminada Antonio De Holanda (FCT – PTDC/ART-HIS/0985/2021)
Projeto Livros, Rituais e Espaço num Convento Cisterciense. Viver, rezar e ler no Lorvão, séculos XIII-XVI (FCT – PTDC/ART-HIS/0739/2020)