Nos próximos dias 11 a 13 de outubro realizar-se-ão as III Jornadas Internacionais de Idade Média.

Retomando o foro de discussão sobre os grandes temas e problemáticas da Idade Média, este ano as Jornadas estão subordinadas ao tema “Inclusão e exclusão na Europa urbana medieval”.

Diversos especialistas de diferentes nacionalidades e de várias áreas científicas, nomeadamente a história, a arqueologia, a história da arte e a literatura, entre outras, estarão reunidos em Castelo de Vide para desenvolver o programa científico proposto [ver].

Este espaço de discussão está aberto à assistência de outros especialistas e interessados nas temáticas a abordar, mediante inscrição.

Para além da componente científica, as Jornadas contam também com um programa sociocultural. Durante este encontro será ainda lançado o livro que resultou das II Jornadas Internacionais de Idade Média e da Escola de Outono, realizadas em outubro de 2017.

As Jornadas Internacionais de Idade Média resultam da parceria estabelecida entre o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e a Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Cumprindo o objectivo estabelecido para a realização anual destas jornadas, a presente edição foi precedida pelas jornadas subordinadas aos temas: “O papel das pequenas cidades na construção da Europa medieval” (6 a 8 outubro, 2016) e “Espaços e poderes na Europa urbana medieval” (5 a 7 outubro, 2017).


Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e Câmara Municipal de Castelo de Vide.
Organizadores: Amélia Aguiar Andrade (IEM; NOVA FCSH), Catarina Tente (IEM; NOVA FCSH), Gonçalo Melo da Silva (IEM-NOVA FCSH), Patrícia Martins (Câmara Municipal de Castelo de Vide) e Sara Prata (IEM-NOVA FCSH).