Esta sessão será dedicada às potencialidades, especificidades, fragilidades e desafios que emergem de um tipo particular, não escrito de arquivos, os arquivos fotográficos. Serão abordadas, em primeiro lugar, questões mais abrangentes ligadas a problemas formais que emergem da descrição de imagens, da linha que separa fotografias artísticas e não artísticas ou da tentativa de recuperação da voz autoral. Depois, focar-se-ão os obstáculos mais técnicos que se colocam face à conservação, preservação e disponibilização deste tipo de arquivos. Por fim, será explorado o universo próprio da estereoscopia (técnica de simulação da tridimensionalidade) e do seu (des)arquivamento, fechando-se o encontro com a apresentação de um estudo de caso sobre representações de trabalho no cinema Português no âmbito do Arquivo Nacional da Imagem em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.
Esta sessão conta com a participação de Paulo Leme (DGLAB/ANTT), Carla Lobo (DGLAB/ANTT), Victor Flores (ULHT; CIC. Digital – Polo Cicant), Luísa Veloso (ISCTE-IUL; CIES-IUL) e Frédéric Vidal (CRIA/ISCTE-IUL) e com a moderação de Paulo Jorge Fernandes.
Organização colab.: IEM-FCSH/NOVA; CHAM-FCSH/NOVA, UAc; IHC-FCSH/NOVA; Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas