O 4ª Encontro RiMS, co-organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM), será dedicado ao tema Domestic interiors and household consumption in Europe, 1050-1550, e decorrerá nos dias 9 e 10 de novembro, na Universidade do Minho (Braga), Campus de Gualtar, no Instituto de Ciências Sociais (Edifício 15), Sala de Atos.

O evento irá realizar-se em torno do tema dos espaços domésticos e do consumo das famílias na Europa entre os séculos XI e XVI, período em que os bens domésticos se multiplicaram e serviram como indicadores do poder económico e social. Os estudos da cultura material não se limitam a inventários arqueológicos de objetos ou a descrições artísticas de edifícios. Em vez disso, a historiografia recente concentrou-se nos aspectos vivos dos espaços domésticos, para além da sua materialidade. Embora as características estéticas sejam relevantes, analisar a função social dos objetos do quotidiano é fundamental, prestando mais atenção às relações emocionais estabelecidas pelo proprietário com os objetos possuídos, desejados e adquiridos. O estudo das grandes casas e palácios inaugurou os estudos nesta área, mas a investigação tem-se centrado também nos locais de habitação das classes sociais mais baixas, tais como aquelas dos artesãos ou os camponeses, aprofundando assim o conhecimento da distinção social através da cultura material.