O Instituto de Estudos Medievais (IEM) promove a organização do Encontro Internacional “Ecclesia in Chronicis: A geopolítica dos eclesiásticos através das crónicas no contexto da Guerra dos Cem Anos (1337-1453)”, que decorrerá no dia 11 de Setembro de 2017, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Este encontro pretende criar um espaço de debate onde se pode aprofundar o papel do Clero, enquanto grupo social diferenciado, nas relações geopolíticas e diplomáticas da Europa medieval, tal como refletido nas crónicas peninsulares e europeias pertinentes, durante o período da Guerra dos Cem Anos e do Grande Cisma.

A estrutura do encontro é a de um “colóquio-roundtable”, com a duração de um dia, durante o qual terão lugar duas mesas redondas com três oradores e um arguente. A primeira mesa redonda pretende analisar o papel da Igreja – quer em conjunto, quer nas especificidades regionais – na geopolítica peninsular e europeia durante o período da Guerra dos Cem Anos; a segunda mesa redonda observará os tipos de discurso político na narrativa historiográfica, referidos à Igreja e aos eclesiásticos, através da análise das principais crónicas de cada reino cristão peninsular.

Organização: IEM-NOVA FCSH
Organizador: Francísco José Díaz Marcilla

Alunos e alumni NOVA FCSH: 5€
Investigadores/Docentes/Alunos de outras universidades: 10€
Público em geral: 15€

Procedimento para inscrição

• As inscrições devem ser efectuadas por email, para iem.geral@fcsh.unl.pt, com a indicação do nome, NIF e morada do participante, juntamente com o envio do comprovativo de pagamento da inscrição. Caso se aplique, deve ser igualmente enviada cópia de comprovativo de estudante (para efeitos de desconto na inscrição).
  • O pagamento de inscrições pode ser feita através de transferência bancária ou presencialmente, no Instituto de Estudos Medievais.
  • O pagamento por transferência bancária deve ser efectuado para a seguinte conta:

IBAN: PT50 0781 011200000006399 80
SWIFT: IGCPPTPL

No comprovativo de transferência deve constar obrigatoriamente, nas notas, os seguintes elementos: “CC610244-IEM Colóquios-ECCLESIA-CHRONICIS-[nome do participante]”.