O Tapado das Casas é um sítio arqueológico localizado em terras de Lafões, mais concretamente no território da freguesia de Carvalhal de Vermilhas, concelho de Vouzela.

Situa-se em plena Serra do Caramulho, a cerca de 950 m de altitude e terá sido fundado há cerca de 1 000 anos. Trata-se de um povoado que era usado sazonalmente durante o verão quando os pastos em torno da aldeia escasseavam  e os da montanha estavam frescos e acessíveis.

Venha conhecer de perto a história deste sítio, da vida rural na época medieval e das gentes que povoaram a serra. Não pode perder o bom ar da serra e as vistas que daqui se alcançam.

É igualmente uma oportunidade de conhecer um pouco mais dos métodos do trabalho de campo dos arqueólogos.

A visita é guiada pela equipa de arqueólogos e estudantes ligados ao Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e ao Município de Vouzela. A iniciativa é gratuita e decorrerá entre as 09h00 e as 12h30. Uma vez que o local é de difícil acesso, poderão solicitar mais informações através do email: gab.turismo@cm-vouzela.pt

Esta atividade dirige-se ao público em geral e não é necessária inscrição prévia.