Durante os anos centrais da Idade Média, houve importantes mudanças políticas que fizeram o islamismo perder a hegemonia peninsular em favor do cristianismo. A criação de novos governos e o surgimento de diferentes identidades motivou as elites a explorar várias formas de legitimar sua posição social em seus domínios e contra os poderes mais próximos.

O Instituto de Estudos Medievais organiza no próximo dia 25 de março de 2019 “Legitimação de poderes e identidades na Península (sécs. IX-XII). Métodos e formas de desenvolvimento”, um seminário interdisciplinar em que serão consideradas as múltiplas formas de legitimação utilizadas pelos poderes políticos e religiosos ao longo desses quatro séculos.

Neste pequeno grupo de debate, de assistência restrita, participarão investigadores e professores universitários do âmbito português e espanhol. Através de uma abordagem disciplinar múltipla e variada, o objetivo comum será gerar um debate intenso e profícuo que permita problematizar e aprofundar o conhecimento histórico sobre as elites peninsulares e suas formas de actuação.

Organização: Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Coordenação: Víctor Rabasco García