Nos últimos anos, o estudo dos Cistercian scriptoria produziu novos conhecimentos e perspetivas. O projeto de investigação Horizontes Cistercienses (PTDC/ART-HIS/29522/2017) procura elucidar o caso de Portugal e inseri-lo nesta corrente historiográfica europeia através de uma análise do scriptorium do Mosteiro de Alcobaça desde o final do século XII até ao início do século XVI.

Um dos principais objectivo do projeto envolve a correlação e assimilação de estudos recentes sobre o scriptoria cisterciense, livros e bibliotecas. Em particular, é dada especial atenção às qualidades materiais dos Livros Litúrgicos Cistercienses, tanto nos seus aspetos codicológicos, onde os métodos de encadernação denotam frequentemente indicações idiossincráticas de proveniência, como também na identificação de pigmentos utilizados no desenvolvimento e mistura de tintas de cor. Uma função paralela do projeto compreende um exame da Liturgia Cisterciense e do seu desempenho ritual no espaço monástico, no contexto do ideal cisterciense de uniformidade litúrgica abrangente, em diálogo com adaptações locais e afastamentos dessa aspiração modelo.

O projeto Horizontes Cistercienses, juntamente com o Instituto de Estudos Medievais (IEM Nova FCSH), o Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR UCP), o Mosteiro de Alcobaça (Direcção Geral do Património Cultural) e a Biblioteca Nacional de Portugal, está a organizar o Congresso Internacional “Horizonte Cisterciense”, que terá lugar via Zoom nos dias 29 e 30 de setembro, e 1 de outubro deste ano (2022).

Em harmonia com os parâmetros do projeto, os principais temas do Congresso serão os seguintes:

  • Espaço Monástico e Liturgia,
  • Alcobaça e a Regra Cisterciense,
  • Música e Liturgia,
  • Livros e Bibliotecas,
  • Encadernação,
  • Pigmentos, Cor e Iluminura.

O próximo Congresso apresentará os resultados alcançados no âmbito do projeto Horizontes Cistercienses em relação aos códices litúrgicos do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, o mosteiro masculino mais importante de Portugal, na esperança de estimular a discussão em torno da originalidade da produção em Alcobaça e a sua influência noutras casas cistercienses, e na expetativa de uma discussão aberta, num fórum multidisciplinar, da investigação levada a cabo pelas equipas de investigação no âmbito do projeto.

O congresso será por zoom, gratuito, mas é necessário inscrever-se, utilizando este formulário ou através do email cbarreira@fcsh.unl.pt.