O IEM tem o prazer de informar que irá decorrer, no próximo dia 17 de fevereiro, pelas 17h00, a Conferência IEM “The Masks and the Mosque: The Kingdom of Mâli (13th-14th c.)”, a cargo do Professor Doutor François-Xavier Fauvelle. 

Em certas sextas-feiras, segundo o testemunho de autores árabes, dois tipos de rituais muito diferentes aconteciam em frente ao palácio dos governantes malianos no século XIV: a oração muçulmana e as danças de máscara. A análise cuidadosa da disposição destes rituais no tempo e no espaço evidencia a dupla filiação religiosa do poder dos governantes malianos. Esta dupla filiação religiosa é apenas um aspecto da dualidade das potências sahelianas na Idade Média: cidades ‘duplas’, intermediação económica, etc. Por sua vez, ter em conta esta dualidade permite propor uma nova hipótese para a localização da capital imperial de Mali. Pois o paradoxo é que esta capital, apesar de mundialmente famosa e visitada por mercadores e viajantes, ainda não foi identificada. 

Nota biográfica do orador:
François-Xavier Fauvelle é professor de História e Arqueologia Africana no Collège de France, Paris. Ele é autor de cerca de 150 artigos académicos e autor ou editor de cerca de 20 livros, incluindo The Golden Rhinoceros: Histories of the African Middle Ages (Princeton University Press, 2018), que foi originalmente publicado em francês em 2013 e recebeu o prémio principal Prémio francês para livros de história académica. O seu último livro é Les Masques et la mosquée: l’empire du Mâli (XIIIe-XIVe siècle) (2022).