A 3ª Conferência IEM de 2025 decorrerá no dia 30 de outubro, pelas 17h00, em modalidade mista (presencial e transmissão em streaming). Presencialmente, poderá participar no Campus Av. de Berna, Torre A, Sala A304.  A sessão estará a cargo de Jitske Jasperse (Ramón y Cajal Researcher, Instituto de Historia, CSIC Madrid) e incidirá sobre o tema Tracing Women and Seals in the Chronicle of Hainault, seguida de um espaço de workshop em torno da temática da conferência, aberto a todos os assistentes.

Resumo

Como historiadora de arte dedicada ao estudo das mulheres medievais, deparei-me pela primeira vez com a Crónica de Hainaut (Chronicon Hanoniense, 1195–1196) durante a minha investigação sobre Teresa/Matilde de Portugal, sobre a qual o cronista Gilbert de Mons afirma repetidamente que “ela se intitulava rainha.” Isto pode ser interpretado como um sinal de que nem todos os contemporâneos compreendiam ou aceitavam o uso do título real – expresso nos seus selos e nas cartas – por parte da Condessa de Flandres. Para mim, esta crónica permanece um texto fascinante porque não só está repleta de referências a mulheres, como também à cultura material (objetos de ouro e prata, utensílios domésticos, tecidos de seda, vestuário). Na sua história dos condes de Hainaut, Gilbert de Mons demonstra uma aguçada consciência da importância das pessoas e das coisas e da sua interconexão. Esta comunicação explora como Gilbert torna visíveis e invisíveis tanto as mulheres quanto os selos.

Esta comunicação inspira-se num capítulo do meu atual projeto de livro The Art of Concealment: The Display, Storage, and Loss of Seals. As questões abordadas em conexão com Teresa/Matilde de Portugal e outras mulheres, homens e selos (e, talvez, a cultura material em geral) podem ajudar-nos a explorar as seguintes problemáticas:

  • Mulheres nas fontes medievais escritas e materiais: onde podemos encontrá-las? E onde talvez ainda não tenhamos procurado?
  • Mulheres medievais na investigação atual: temas e abordagens.
  • A visibilidade e invisibilidade dos selos: práticas de exibição e ocultação nas crónicas (portuguesas).
  • A performance de ações – como a destruição de selos – em contextos espaciais.

Informação sobre oradora

Jitske Jasperse (Doutorada pela Universidade de Amesterdão, 2013) é Investigadora Ramón y Cajal no Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), em Madrid. Entre 2018 e 2022 foi professora assistente de História da Arte Medieval na Humboldt-Universität zu Berlin. Motivada por questões sobre por que e como as pessoas se relacionam com artefactos, tanto preciosos como quotidianos, Jitske tem um interesse particular na relação entre cultura material e género. Este tema foi desenvolvido na sua monografia Medieval Women, Material Culture, and Power: Matilda Plantagenet and Her Sisters (2020), bem como no volume que organizou recentemente, The Social Lives of Medieval Rings (2025). Neste verão, o seu projeto de quatro anos, Gender and Medieval Enamels in Spanish Collections, ca. 1150–1300, recebeu um financiamento de investigação do Ministério espanhol da Ciência, Inovação e Universidades.

O seu projeto de livro atual trata da cultura material associada aos selos, e será publicado sob o título The Art of Concealment: Display, Storage, and Loss of Seals. A obra incluirá capítulos sobre as envolturas de selos, fruto de uma investigação realizada em colaboração com a cientista da conservação Lucía Pereira Pardo e The National Archives (Kew). As ideias iniciais foram apresentadas num artigo em co-autoria publicado na revista Materia: Journal of Technical Art History (2024). Outros capítulos exploram o papel dos selos nas crónicas medievais, tema que constitui a base da desta conferência e workshop.