O Professor Chris Wickham estará em Lisboa para proferir uma conferência intitulada “The donkey and the boat: rethinking Mediterranean commerce in the eleventh century”, enquadrada nas Conferências do IEM, e ainda resultado do Erasmus Exchange Seminar que vigorou entre a NOVA FCSH/Instituto de Estudos Medievais (IEM) e a Universidade de Oxford, entre 2015-2018.

Chris Wickham, professor emérito da Universidade de Oxford, encontrar-se-á em Lisboa para lecionar uma aula de licenciatura e de um seminário de pós-graduação no IEM e, também, disponibilizou-se para dar uma conferência aberta ao público interessado. Com efeito, este ano as Conferências do IEM inaugurar-se-ão com a presença deste convidado especial, considerado como um dos mais importantes medievalistas da atualidade.

Conhecido pelas suas pertinentes abordagens macro e micro do mundo mediterrâneo e pelas visões globais e pormenorizadas dos grandes movimentos definidores da Europa Medieval, Chris Wickham traz um tema central sobre o qual tem recaído recorrentemente a sua investigação, o da evolução económica do Mediterrâneo do século XI, proporcionando-nos uma visão inovadora, interdisciplinar e global que interessa a todos os historiadores, arqueólogos, historiadores de arte e diplomatistas.

Junte-se a nós no próximo dia 11 de março de 2019, pelas 17:30, na NOVA FCSH (Torre B, Auditório 1), para assistir e, no final, será servido um pequeno beberete, onde poderá ter a oportunidade de falar com o nosso convidado.