A Fundação Calouste Gulbenkian e o IEM associam-se na organização de um colóquio centrado na influente obra do Professor Luís Krus e no âmbito da reedição da sua tese de doutoramento “A Concepção Nobiliárquica do Espaço Ibérico (1280- 1380)” (F. Gulbenkian/JNICT, 1994). Este evento, que terá lugar no dia 22 de novembro, no Auditório 3, da Fundação Calouste Gulbenkian, pretende celebrar e explorar o profundo impacto do trabalho do Professor Luís Krus nos Estudos Medievais.

Luís Filipe Llach Krus (7 de setembro de 1954 – 5 de junho de 2005), historiador e investigador, foi um dos principais medievalistas portugueses, bem conhecido no meio académico. Luís Krus, doutorou-se em História Medieval em 1990 na Universidade Nova de Lisboa, tendo apresentado provas de Agregação em História da Cultura e das Mentalidades Medievais, na mesma Universidade em 1998.

Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde até março de 2005 foi vice-presidente do Conselho Científico.

Orientou numerosas teses de mestrado e de doutoramento e deixou uma vasta obra diversificada e de marca pessoal na escolha dos temas, abordagens e problematizações, interessando-se nomeadamente pela história cultural num quadro interdisciplinar, associando o ofício de historiador às perspectivas da antropologia e da sociologia. Fundador do Instituto de Estudos Medievais assegurou a sua Direção entre os anos de 2002-2005.

Mais informações em breve.