O colóquio Vinum vita est – CULTURAS DA VINHA E DO VINHO: ENTRE O MEDITERRÂNEO E O ATLÂNTICO, surge na sequência do interesse manifestado pelo município da Madalena, na ilha do Pico, em dinamizar uma reflexão sobre a temática da vinha e do vinho, no contexto do dinamismo que esta região do país tem adquirido neste âmbito e que se assume como marca territorial desde o seu povoamento. É objetivo deste encontro científico abordar a temática, no tempo e no espaço, enfatizando o encontro entre territórios culturais distintos.

Esta iniciativa, organizada pelas unidades de investigação IEM e IELT da FCSH NOVA e pela Universidade Aberta, insere-se num projeto sobre culturas do vinho e da vinha, abrangendo distintas iniciativas relacionadas com a temática que têm vindo a ser desenvolvidas por membros das referidas UIs e é apoiado pela Rede Internacional das Pequenas Cidades no Tempo.

Com esta atividade pretende-se:

1. desenvolver o caráter multidisciplinar das iniciativas do IEM (abarcando não apenas as áreas científicas presentes nos GI´s da UI mas outras como a agronomia, enologia, etnografia);
  2. alargar as iniciativas do Instituto a novos municípios, para além dos que já mantêm parcerias com o IEM;
  3. consolidar o desígnio do IEM de envolver as comunidades locais, nomeadamente as de pequena dimensão, em eventos científico/culturais.