Devido à atual situação pandémica, a realização do colóquio teve que ser adiada.

As Bíblias iluminadas do Românico conservadas em instituições portuguesas permanecem, na contemporaneidade como na Idade Média, como manuscritos de grande aparato. Além da sua dimensão religiosa, enquanto livro sagrado, são também obras que se revestem de inquestionável interesse cultural e artístico. Trata-se, sem dúvida, de uma herança cultural de particular significado e que tem justificado o seu estudo ao longo dos tempos. O que se propõe com um conjunto de iniciativas que agora se anuncia – Exposição, Colóquio e Catálogo -, que se decidiu intitular de forma idêntica: Produção e circulação da Bíblia em Portugal. Itinerários dos manuscritos iluminados românicos, é dar a conhecer estes códices, sublinhar a sua importância a partir de diversas abordagens, salientando a produção e a circulação de textos e modelos artísticos, assim como os usos que lhes conferiram as comunidades monásticas a que pertenceram.

A proposta de confrontar códices do Românico com algumas edições muito particulares de épocas posteriores, pretende mostrar algumas das transformações da Bíblia ao longo de quase um milénio. Praticamente limitada aos espaços monásticos no século XII e até às primeiras décadas do século seguinte onde, para além do seu uso litúrgico, em alguns casos, só era mostrada em situações muito especiais, a Bíblia, gradualmente, passou a desempenhar novas funções e a chegar a novos leitores, nomeadamente a partir do surgimento das edições impressas, em meados do século XV, diversificando-se o seu uso e universalizando-se o acesso aos textos.

Faz parte da mesma iniciativa a Exposição A Bibliotheca iluminada – Produção e circulação da Bíblia em Portugal. Itinerários dos manuscritos iluminados românicos

Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM – FCSH/NOVA), em parceria com o Centro de Estudos de História Religiosa (UCP  –  CEHR)

Comissão organizadora:
Luís Correia de Sousa (IEM – FCSH/NOVA) – luis.sousa@fcsh.unl.pt
Maria Adelaide Miranda (IEM – FCSH/NOVA) – mmac@fcsh.unl.pt
Maria Filomena Andrade (UAb; UCP – CEHR ; IEM-FCSH/NOVA) –  maria.andrade@uab.pt
Paulo Fontes (UCP-CEHR) – pfontes@ucp.pt
Rita Mendonça Leite (UCP – CEHR) – ritamendoncaleite@ucp.pt

Comissão científica:
José Augusto Ramos (FLUL)
José Meirinhos (FLUP)
Luís Correia de Sousa (IEM – FCSH/NOVA)