O Ciclo de Tertúlias Medievalismos e Neomedievalismos, que decorrerá durante os meses de abril-junho de 2022, é organizado no âmbito de um novo seminário, sob a mesma temática, que faz parte da oferta curricular do Programa Doutoral em Estudos Medievais (E-learning), coordenado pelas Universidades Aberta e NOVA de Lisboa. O ciclo terá um conjunto de quatro sessões nas quais se irão abordar algumas das principais aproximações identitárias à Idade Média, entendida enquanto período histórico e construção mental, que se podem identificar na sociedade contemporânea. Colocar-se-ão em foco a instrumentalização da Idade Média como elemento de legitimação política, o medievalismo académico e a construção de narrativas históricas sobre a Idade Média, mas também a presença do período medievo quer no âmbito da criação literária quer no universo das séries televisivas.

Coordenação:
Isabel Barros Dias (UAberta)
Rosário Lupi Belo (UAberta)
Alicia Miguélez (IEM, NOVA FCSH)

Link de acesso às sessões: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85185322950