Orador: Ana Cristina Lemos

Livro de Horas da 2ª metade do século XV, atribuído ao Mestre François, o LA147 terá pertencido a René II de Lorraine, representado ajoelhado diante da Virgem e do Menino na iluminura que abre a oração Obsecro te. Pretendemos, com a nossa comunicação, prestar uma homenagem ao Professor François Avril apresentando os resultados do estudo que levou a cabo e que desvendou alguns dos mistérios que este manuscrito encerrava.

Esta sessão decorre no âmbito do ciclo seminários «Tesouros em Pergaminho – A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian», resultado de uma parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete