No âmbito do evento Leiria Medieval, este ano em torno das Cortes de Leiria de 1438, a Câmara Municipal de Leiria, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais, está a organizar um ciclo de “Conversas” dedicadas ao referido tema.

Com a coordenação científica de Catarina Fernandes Barreira e Maria de Lurdes Rosa, estas “Conversas” sobre História (as Cortes, Leiria e os anos de 1437-1438) terão lugar nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2022, e vão contar com um conjunto de medievalistas de renome, entre os oradores e os moderadores de cada sessão.

Sexta, 22 de julho, 18h00
D. Duarte e as monjas de Arouca: desordem no convento, pelo Doutor Luís Rêpas (IEM FCSH UNL), com a moderação da Doutora Catarina Fernandes Barreira (IEM FCSH UNL).

Sábado, 23 de julho, 15h00
Cortes medievais: saber sobre as de Leiria e muito mais, pela Doutora Maria Helena da Cruz Coelho (CHSC FL UC), com a moderação do Doutor João Luís Fontes (IEM FCSH UNL).

Domingo, 24 de julho, 15h00
Leiria: episódios da sua história em tempos de cortes, pelo Doutor Saul Gomes (CHSC FL UC), com a moderação da Doutora Maria de Lurdes Rosa (IEM FCSH UNL).