É impossível ficar indiferente a uma casa histórica. A sua arquitetura marca a paisagem de aldeias, vilas e cidades. Com maior ou menor imponência, cada casa guarda em si uma história única, partilhada de geração em geração, muitas das vezes, guardada em documentos seculares que agora começam a revelar os seus segredos. Aos proprietários cabe a difícil tarefa de preservar a sua história e tentar mantê-la viva.

O projeto VINCULUM tem, ao longo dos últimos anos, percorrido um vasto conjunto de arquivos de casas históricas recuperando a sua memória, numa investigação sem precedentes no território português. À rigorosa pesquisa académica alia-se uma necessidade premente de transferência de conhecimento e de criação de valor, materializada no desenvolvimento do projeto de Spin-Off do Instituto de Estudos Medievais.

Em virtude da potencialidade desta temática coloca-se a questão: como é que a universidade pode intervir na construção de um turismo cultural historicamente informado?

Para responder a esta pergunta convidamos o presidente da Associação Portuguesa de Casas Antigas, António Mello, Joel Moedas Miguel, fundador da empresa Patrimonium e, Miguel Ayres de Campos, historiador da arte e proprietário da Casa de Sá em Ponte de Lima.

Em suma, o Spin-off do IEM em parceria com o projeto VINCULUM, realizam esta sessão que pretende demonstrar as potencialidades da construção de um diálogo entre a universidade e as entidades responsáveis pela gestão do património e de Casas Históricas, em particular, para debater soluções capazes de fomentar a ligação entre a História e a sociedade civil.