1a comunicação:
A música nos fundos e colecções da Torre do Tombo, por Maria de Fátima Ó Ramos (Arquivo Nacional da Torre do Tombo)

Breve percurso por um património que nos fala de contextos, épocas, compositores e intérpretes à espera da justa valorização.

Esta comunicação será apresentada em português.

2a comunicação:
Singing with light: revisiting the Ajuda Songbook, por Graça Videira Lopes (IEM-NOVA FCSH), Maria João Melo (NOVA FCT; REQUIMTE) e Paula Nabais (NOVA FCT)

Um património do canto galego-português medieval, o Cancioneiro da Ajuda contém também uma série de iluminuras excepcionais. Uma caracterização completa dos materiais utilizados foi previamente discutida num número especial do Journal of Medieval Iberian Studies, permitindo obter mais informações sobre as circunstâncias da sua produção. A materialidade deste manuscrito encontra-se intrinsecamente ligada ao seu contexto económico e cultural, tornando possível apoiar o argumento apresentado por historiadores de arte e investigadores da literatura medieval de que o Cancioneiro data do final do século XIII ou início do século XIV. Destacamos também o extraordinário estado de conservação do lápis-lazúli e a presença de uma cor rosa de pau-brasil – o primeiro uso descrito deste corante na iluminura medieval. Considerando a importância destas iluminuras e os textos que as acompanham, no seu contexto ibérico (especialmente em relação às Cantigas de Santa Maria), apresentamos uma descrição dos resultados anteriores do nosso estudo, bem como uma introdução ao projeto STEMMA que permitirá comparar com cancioneiros contemporâneos occitanos e franceses assim como discutir a produção deste manuscrito e dos outros cancioneiros galego-portugueses entre os séculos XIV e XIX.

Esta comunicação será apresentada em inglês.


Sobre os oradores:
Maria de Fátima Ó Ramos Técnica superior, Divisão de Tratamento Técnico documental e Aquisições (DTTDA). Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Graça Videira Lopes é professora (aposentada) e investigadora no IEM-NOVA FCSH. O seu principal campo de investigação são as canções dos trovadores galego-portugueses. Foi coordenadora da base de dados «Canções Medievais Galego-Portuguesas» e coordena agora o novo projeto STEMMA da FCT sobre o estudo de cancioneiros medievais.

Maria João Melo é professora catedrática do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do REQUIMTE (Laboratório Associado de Química Sustentável – Processos e Tecnologias Limpas). Os seus atuais temas de investigação centram-se no estudo da cor das Iluminações Medievais Portuguesas e no estudo das moléculas da cor na Arte e na Natureza.

Paula Nabais é doutoranda no Departamento de Conservação e Restauro, sobre identificação de corantes com microespectrofluorimetria, com base no estudo de manuscritos medievais de diferentes ambientes. Recentemente começou também a trabalhar num projecto financiado pela FCT, Polifenóis na Arte, relativo à identificação dos complexos de tintas de ferro-galha e selecção de fontes naturais para corantes amarelos em Portugal.


Esta sessão decorre no âmbito da segunda série de seminários “Manuscritos em Diálogo”.