No dia 4 de dezembro de 2024, pelas 16h00, decorrerá a 7ª Sessão do Seminário de Estudos Medievais de 2024, em modalidade online, via Zoom.
Esta sessão contará com a comunicação de Luís Filipe Oliveira e dedicar-se-á ao tema “As paisagens das Ordens Militares“.
Como instituições pensadas e organizadas para defender a herança de Cristo e a Terra Santa, as ordens militares estavam bem-adaptadas aos combates campais, ao controlo de castelos, de itinerários e de territórios. Se eram assim uma presença regular nas paisagens da fronteira, primeiro na Terra Santa, depois noutros cenários, todas elas tinham sido fundadas em cidades (Jerusalém, Acre, Calatrava, Cáceres, Évora) e era nelas que se localizavam os seus conventos e as suas casas mais importantes. As cidades e a economia de troca destas tinham, de resto, um papel decisivo na estrutura destas instituições, sendo essenciais para reunir e para transferir os homens, os recursos e os dinheiros indispensáveis para manter o esforço de guerra nas fronteiras da Cristandade.
Luís Filipe Oliveira é Professor Associado da Universidade do Algarve e investigador integrado do Instituto de Estudos Medievais da F.C.S.H da Universidade Nova de Lisboa. É actualmente Director da Medievalista, a revista em linha do I.E.M, de cujo Conselho de Redacção faz parte desde 2007. É ainda membro do Conselho Científico das revistas E-Strategica, da Associação
Ibérica de História Militar, Estudios Medievales Hispánicos, da Universidade Autónoma de Madrid, e Alcanate: Revista de Estudios Alfonsíes, da Universidade de Sevilha.
Tem vários trabalhos publicados sobre as Ordens Militares, a Reconquista e a Cruzada. É autor de A Coroa, os Mestres e os Comendadores: As Ordens Militares de Avis e de Santiago (1330-
1449), Faro, Universidade do Algarve, 2009. Com Philippe Josserand e Damien Carraz, dirigiu a edição de Élites et Ordres Militaires au Moyen Âge. Rencontre autor D’Alain Demurger, Madrid, Casa de Velázquez, 2015, co-dirigiu outros estudos sobre a história de Lisboa (Lisboa Medieval. Os rostos da cidade, Lisboa, Livros Horizonte, 2007 ; Lisboa Medieval: Gentes, Espaços e Poderes, Lisboa, IEM, 2016.) tendo coordenado a edição de As Comendas Urbanas das Ordens Militares, Lisboa, Colibri, 2016, e comissariado o núcleo medieval da exposição e do catálogo Loulé.
Territórios, Memórias, Identidades, Lisboa, Museu Nacional de Arqueologia-Imprensa Nacional, 2017, pp. 572-627, assim como da exposição e do catálogo Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barretos: Do Lugar ao Museu, Loulé: C.M. Loulé, 2023.
Tem colaboração dispersa por obras colectivas: Bernardo Vasconcelos e Sousa (dir.), Ordens Religiosas em Portugal. Das Origens a Trento. Guia Histórico, Lisboa, Livros Horizonte, 2005 (3ª ed. revista e ampliada, 2016); Alan Murray (dir.), The Crusades. An Encyclopedia, 4 vols. Santa Barbara, 2006; Nicole Bériou e Philippe Josserand (dirs.), Dictionaire des Ordres Militaires au Moyen Age, Paris, 2009; João Luís Fontes (dir.), Bispos e Arcebispos de Lisboa, Lisboa, Horizonte, 2018, ou na História Global de Portugal, Lisboa, Círculo de Leitores, 2020.