O 3º Ciclo Internacional de Webinars “Dialogues of Art, History and Law” é organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM- NOVA/FCSH), em conjunto com a equipa de investigação do IUS ILLUMINATUM e em parceria com o Instituto Heráldico Português (IPH), a Biblioteca Capitular de Verona e a Biblioteca Capitular de Vercelli.

Esta iniciativa, organizada por um comité científico e organizacional é composto por membros da equipa de investigação do IUS ILLUMINATUM (coordenado pela investigadora Maria Alessandra Bilotta, PI da equipa).

Visa-se estabelecer um diálogo frutuoso entre diferentes disciplinas científicas, nomeadamente História da Arte, História e História do Direito, necessárias para o estudo de manuscritos e documentos jurídicos iluminados.

Pretende-se também facilitar sinergias entre diferentes áreas do conhecimento e divulgar os resultados da sua pesquisa a um público mais vasto. Manter o rigor científico, com o objectivo de promover a importância de uma abordagem interdisciplinar no estudo de manuscritos e documentos jurídicos medievais, quer-se ainda chamar a atenção para a importância da conservação desse património.

A 1.ª Sessão irá realizar-se no dia 16 de fevereiro de 2024, através da plataforma Zoom (link a disponibilizar). Esta sessão, que será a sessão plenária de abertura, será coordenada por Miguel Metelo de Seixas, e dedicada ao tema “Armorials and Medieval Illumination“. Contar-se-á ainda com a comunicação de Michel Nassiet (Université d’AngersTEMOS CNRS), “Wijnbergen, un armorial occasionel et universel“.

As inscrições para participação deverão ser feitas para o email: maria.bilotta@fcsh.unl.pt