O 2º Workshop Internacional “Dialogues in Late Medieval Mediterranean: Between East and West”, que decorrerá em Alhambra de Granada (Espanha), tem como finalidade criar uma oportunidade de intercâmbio entre investigadores para analisar o legado cultural das sociedades do Ocidente islâmico, a partir de perspectivas diferentes e complementares.

Para cumprir este fim é proposto um duplo objectivo: criar um espaço de diálogo para partilhar os resultados da investigação mais recente e estabelecer novas redes de investigação, formadas por investigadores consagrados e outros em início de carreira, permitindo, assim, o desenvolvimento de linhas de investigação interdisciplinares dedicadas à Idade Média tardia.

Neste contexto, o propósito principal será o de analisar o legado cultural islâmico a partir de uma abordagem integrada, que englobe campos de estudo multidisciplinares, como a História da Arte, Arquitetura, História, Arqueologia, Filosofia, Música e História das Religiões, e onde participarão investigadores de centros de investigação em Portugal, Espanha, Itália, Suiça, França, Hungria e Estados Unidos da América.

Esta iniciativa faz parte do projecto ArtMedGIS, financiado pela Comissão Europeia no âmbito das Acções Marie Skłodowska Curie (IF), atribuída a María Marcos Cobaleda e sediada no Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH).

Organização: ArtMedIGIS Project (MSCA – H2020, No. 699818); Instituto de Estudos Medievais – Faculdade de Ciênciais Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH)
Colaboração: Patronato de la Alhambra y Generalife; Universidad de Granada (UGR, Granada)
Direcção científica e coordenação: María Marcos Cobaleda

A inscrição é gratuita e está aberta até dia 8 de Novembro. Caso esteja interessado deve confirmar a sua inscrição, até à data limite, para um dos seguintes emails: mmcobaleda@ugr.esmmcobaleda@fcsh.unl.ptiem.geral@fcsh.unl.pt