O 2º Seminário Internacional “Arquiteturas da Alma” pretende promover o estudo e a discussão científicos em torno da arquitetura associada a práticas espirituais centradas na procura do ermo e na vivência da solidão. Privilegiar-se-á tanto uma abordagem multidisciplinar, no cruzamento entre os diversos saberes e olhares – entre a história, a arquitetura, a arquitetura paisagística, o estudo do património cultural, a história da arte, entre outros –, como uma perspetiva comparatista, a partir de estudos similares conduzidos em outras geografias do sul mediterrânico. Uma particular ênfase será dada aos métodos e tecnologias digitais aplicados à arquitectura religiosa.

Organização: DINÂMIA’CET-IUL (ISCTE-IUL); Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH); CHAIA (Universidade de Évora); Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR-UCP)
Coordenação: Alexandra Paio, João Luís Inglês Fontes, José Saldanha, Paula André, Paulo Simões Rodrigues, Rolando Volzone