O Ciclo de Cinema “Luz e Sombra. Representações da Idade Média no cinema” teve a sua primeira edição em 2022 na Cinemateca Portuguesa, Museu do Cinema (Lisboa, Portugal). No âmbito de um acordo de colaboração entre a Universidade NOVA de Lisboa e a Cinemateca Portuguesa, foram exibidos nas suas salas um total de vinte e três longas-metragens. O ciclo foi completado com uma sessão especial de curtas-metragens da cinematografia portuguesa, que ofereceu uma pequena amostra da riqueza, em termos estéticos e temáticos, da criação cinematográfica portuguesa, muito pouco explorada do ponto de vista do cinema-medievalismo.

A segunda edição deste ciclo, que terá lugar em Madrid em dezembro de 2023 e janeiro de 2024, é o resultado de um projeto mais amplo, realizado graças à colaboração de um significativo grupo de instituições culturais e universitárias. Por um lado, a Cinemateca Espanhola e o Círculo de Bellas Artes, em cujas salas são projetados os filmes selecionados para esta ocasião. Por outro lado, duas universidades onde, actualmente, se desenvolve investigação especializada sobre a Idade Média: a Universidade NOVA de Lisboa, através de dois dos seus centros de investigação, o Instituto de Estudos Medievais e o Instituto de História Contemporânea, ambos sediados na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; e a Universidade Autónoma de Madrid, através da sua Faculdade de Filosofia e Letras e do Centro Superior de Investigação e Promoção da Música. Da mesma forma, colaboraram com esta iniciativa o Departamento de Cultura da Embaixada de Portugal em Madrid e a Cinemateca-Museu do Cinema de Portugal, que generosamente doaram fundos e apoiaram financeiramente o projeto. Por sua vez, a sede madrilena do Instituto Confúcio, da Fundação Japão e da Universidade Nacional Autónoma do México permitiu a exibição de vários filmes dos respectivos países. Por último, a colaboração do músico Jorge Gil Zulueta e de um conjunto de música de câmara permitiu integrar no ciclo a projeção de um filme acompanhado de música ao vivo.

Esta colaboração múltipla, na qual se conjugaram esforços, apoios e ideias, permitirá expor, nas salas do Círculo de Bellas Artes e do Cine Doré-Filmoteca Española, um conjunto total de mais de vinte títulos, concebidos para um público muito público diversificado, tanto crianças como adultos, tanto cinéfilos como curiosos, ambos especialistas na Idade Média e interessados ​​no passado medieval.