A Professora Juliette Day proferirá uma conferência intitulada “Eucharistic Materiality and Lay Liturgical Experience in the Early Middle Ages”, enquadrada nas Conferências do IEM, dando sequência e desenvolvimento ao tema já mais sucintamente apresentado na última edição do Congresso Internacional “Medieval Europe in Motion”, realizado no Mosteiro da Batalha em Novembro de 2019 alusivo ao tema “Materialidades e Devoções”.

Nota biográfica:
Juliette Day é professora de História da Igreja na Faculdade de Teologia da Universidade de Helsínquia e Senior Research Fellow em Liturgia Cristã Antiga na Universidade de Oxford. A sua investigação tem-se focado no estudo da liturgia cristã antiga, especialmente na praticada em Jerusalém e na região da Palestina durante a Antiguidade Tardia, bem como na interpretação dos textos litúrgicos antigos ou contemporâneos. O tema escolhido cruza algumas das problemáticas centrais no estudo da liturgia e das práticas devocionais, convocando fontes textuais, arqueológicas e iconográficas e ligando a liturgia e os seus textos às suas dimensões materiais e performativas mas também sociológicas e antropológicas. A sua visão inovadora, interdisciplinar e global é um convite à participação de todos, dos historiadores, arqueólogos ou historiadores de arte aos cultores da história religiosa, da teologia ou da antropologia.