Marcello Simonetta, Università la Sapienza (Roma), The Medici Archive Project (Florence), The American University (Paris), é o convidado de Maria de Lurdes Rosa para a primeira conferência no âmbito do projeto ERC VINCULUM. Esta sessão terá lugar em Lisboa, no próximo dia 28 de outubro, no Colégio Almada Negreiros (Sala 306), a partir das 18:00, com entrada livre mas limitada à lotação de sala.

Na palestra, Marcello Simonetta examinará os mais ricos documentos sobre a família Medici e seus oponentes, para além do Mediceo del Principato. O Mediceo Avanti Principato contém, maioritariamente, documentos do início do século XV até ao final de 1537. Esta documentação será abordada com o foco em estudos de caso da história diplomática e económica e até da criptografia e conspiração.

Em seguida, serão examinadas com detalhe a Carte Strozziane, que Marcello Simonetta considera o elo que faltava na história dos Médici. Esta coleção preserva uma riqueza de documentos provenientes ou adquiridos pela família Strozzi, adversários e aliados dos Medici. Serão analisados alguns exemplos de registros públicos e privados, além de autógrafos literários exclusivos (como as cartas de Maquiavel).

Nota biográfica:

Marcello Simonetta [https://independent.academia.edu/MarcelloSimonetta] (Yale Ph.D, 2001) é um historiador sedeado em Paris. Publicou amplamente sobre o Renascimento italiano e europeu. Entre seus livros, Rinascimento segreto: il mondo del Segretario da Petrarca a Machiavelli, Milão: Franco Angeli, 2004; L’enigma Montefeltro, Milão: Rizzoli, 2008 (traduzido para inglês, japonês e português pela Record, Rio de Janeiro, e recentemente em francês por Albin Michel, 2018 e em espanhol por El Ateneo, Buenos Aires, 2019); Volpi e Leoni. I Medici, Machiavelli e la rovina d’Italia, Milão: Bompiani, 2014 (2ª reimpressão como Volpi e Leoni. I misteri dei Medici, Milão: Rizzoli, 2017; traduzido como Les renards et les lions, Paris: Albin Michel, 2019); Caterina de’ Medici. Storia segreta di una faida famigliare, Milão: Rizzoli, 2018 (a ser publicada em francês durante o ano de 2020).