1ª sessão do II seminário de Investigação Interdisciplinar: Manuscritos em Diálogo
27.09.2018
Torre B, Auditório 1, NOVA FCSH, Lisboa
Comunicação:
Fontes do canto sacro do Leste: Diálogos entre manuscritos e tradições, por Ivan Moody (CESEM-NOVA FCSH) e Svetlana Poliakova (CESEM-NOVA FCSH)
Esta aula aberta providencia informações básicas sobre a liturgia e a música no Oriente cristão. Para além duma análise das caracteristicas mais importantes do rito ortodoxo, examinaremos algumas tradições locais, como por exemplo a tradição da música sacra ortodoxa na Sérvia, que é única. Inicialmente parte do mundo bizantino, a cultura eclesiástica sérvia cedo desenvolveu características muito particulares. Começando com os manuscritos bizantinos da Sérvia medieval, esta parte do seminário traçará o caminho do repertório sacro desde esta época, passando pelo período otomano, em que se tornou uma tradição oral, até ao século XIX, quando começou a ser notado de novo por “melógrafos” como Stevan Mokranjac. Por sua vez, este repertório recuperado como corpo de música escrita formou a base de novos processos de composição polifónica, até aos dias de hoje.
Esta comunicação será apresentada em português no âmbito do projeto do CESEM Canto Cristão do Leste em Portugal.
Notas biográficas:
Ivan Moody é compositor, maestro e musicólogo de renome internacional. As suas obras maiores até à data são Passion and Resurrection (1992), o Akáthistos Hymn (1998), e Qohelet (2013). Tem dirigido coros pela Europa toda e na continente Americana. Tem leccionado e escrito sobre a música contemporânea da Rússia, dos Balcãs e da Península Ibérica, sobre a música e a espiritualidade e sobre as culturas musicais do Sul da Europa. Em 2014 publicou o livro Modernismo e Espiritualidade Ortodoxa na Música Contemporânea. É investigador no CESEM – Universidade Nova, Lisboa, Presidente da International Society for Orthodox Church Music membro fundador do painel sobre a música da European Academy of Religion e chefe da secção de música da International Orthodox Theological Association. É protopresbítero do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla na Diocese de Espanha a Portugal.
Svetlana Poliakova é formada pelo Conservatório Superior Tchaikovsky de Moscovo e doutorada pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 2008, lecciona formação musical, técnicas de composição, teoria e prática na música do rito bizantino, teoria e análise da música medieval ocidental e baixo contínuo na mesma Universidade, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades, Departamento de Musicologia. Desde 2004 é pesquisadora do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) da Universidade Nova de Lisboa. Fundadora e diretora do Coro Académico Romanos Mélodos, FCSH, UNL, e diretora do Coro de câmara Pravoslava.
Esta sessão decorre no âmbito da segunda série de seminários “Manuscritos em Diálogo”.