Investigadores visitantes
2023
Abdelkrim Ben-Nas Derrij
Abdelkrim Ben-Nas Derrij
Universidad de Alicante
2023-2025
El sufismo en la península ibérica. Al-Šuštarī (610/1212-668/1269) piedra angular en la historia del sufismo
O poeta Sufi de Granada, Abū l-Ḥasan al-Šuštarī (Guadix 610/1212–Egito 668/1269), um discípulo favorito de ‛Abd al-Ḥaqq Ibn Sab‛īn o Murciano, é o mais famoso compositor de Sufi céjeles de o tempo todo. . Percebemos que sua poesia tem sido amplamente estudada, enquanto suas obras em prosa permanecem negligenciadas. Seu al-Risāla l-‛alamiyya consiste em responder às críticas ao comportamento, ações e modo de vida dos faquires sufis.
Nota biográfica
Licenciado em Ciências Islâmicas (Uṣūl al-Dīn) pela Universidad al-Qarawiyyīn (Fez), Faculdade de Uṣūl al-Dīn (Islamic Sciences) de Tétouan, (Marrocos) e Mestrado em Learning and Teaching Spanish in Multilingual and International Contexts, o Dr. Abdelkrim Ben-Nas Derrij tem o Doutoramento pela Universidad de Alicante com a tese “Al-Ināla l-‘ilmiyya de Ibn Luyūn, resumen de al-Risāla l-šuštariyya, epístola de al-Šuštarī en defensa de las prácticas de los sufíes. Estudio, edición crítica árabe y traducción española”.
Carlos Crespo Amat
Joan Beltran Todolí
Joan Beltran Todolí
Afiliação
Universidad de Salamanca, España
Joan Beltran Todolí é bolseiro de doutoramento na Universidade de Salamanca e associado do
Pessoas e pessoas Redação – Projeto de Investigação ERC StG (2020-2025).
As suas áreas de investigação centram-se na História da Cultura Escrita, Comunicação Escrita, Paleografia e Diplomática do período tardo-medieval. Atualmente, realiza investigação sobre a chancelaria da Coroa de Aragão, bem como o significado político e social da escrita durante a Idade Média.
Anteriormente, obteve a sua licenciatura em História pela Universidade de Valência. Durante a sua
licenciatura, passou um ano na Universidade de Leicester, no Reino Unido, através do programa Erasmus+. Concluiu o seu mestrado em História da Formação do Mundo Ocidental na
a Universidade de Valência, com o qual foi granjeado com prémio de distinção. Nesse período, ele também adquiriu uma bolsa de colaboração com o Departamento de História e Historiografia Medieval
Ciências e Técnicas.
E-mail
joanbeltran@usal.es
Kevin Rodríguez Wittmann
Kevin Rodríguez Wittmann
Universidad La Laguna
2023-2024
La construcción visual del Atlántico en la Baja Edad Media (siglos XIII-XV). Un acercamiento interdisciplinar
O Oceano Atlântico tem sido um dos principais espaços que moldaram a história da humanidade. Considerada durante grande parte da história como a última fronteira do mundo conhecido, a sua importância no desenvolvimento do mundo conhecido, a sua importância no desenvolvimento de diversas culturas e o seu papel na ligação histórica, social, económica e cultural entre a Europa e a América tem sido fundamental. No entanto, nos séculos anteriores ao seu conhecimento empírico e à confirmação da sua navegabilidade, foi construída uma imagem específica do oceano que não pode ser ignorada ao estudar as suas realidades históricas e culturais.
Neste projecto, estudarei a importância do Oceano Atlântico do ponto de vista do seu imaginário no final da Idade Média desde um ponto de vista transversal, tomando como objectos de estudos fontes cartográficas, literárias, históricas e artísticas, a fim de trazer um novo ponto de vista para sobre como a Europa medieval compreendia o Atlântico, como se relacionada mentalmente com ele e de como esta relação foi fundamental no conhecimento empírico gradual do oceano.
Nota biográfica
Licenciado em História da Arte pela Universidade de La Laguna, Mestre em Identidade Europeia Medieval pela Universitat de Lleida, e Doutorado pela Universidad de La Laguna com a tese “El imaginario oceánico. Las islas del Atlántico meridional en los mappaemundi medievales (siglos IX-XIV)”.
As suas principais linhas de investigação são a história da cartografia desde a história cultural, e as alterações paradigmáticas entre os finais da Idade Média e o Renascimento, por intermédio dos tratados de saúde tardomedievais. Trabalhou ainda na recuperação de manuscritos medievais em mau estado através de imagens multiespectrais. Apresentou os resultados das suas investigações em diversos congressos e publucações nacionais e internacionais, tanto na Europa como nos Estados Unidos da América.
E-mail
krodrigw@ull.edu.es