O curso pretende aproximar os especialistas e o público geral das correntes e conceitos filosóficos que enformaram as mentalidades durante o período medieval, quer em Portugal quer na Europa. O enfoque é histórico, pelo que o percurso será cronológico, analisando em cada sessão uma corrente filosófica e os autores mais destacados. Desta maneira, os alunos poderão compreender melhor os contributos que a Filosofia Política tem dado à História, tanto através das ideias utilizadas na propaganda política, como através dos textos copiados, transmitidos e espalhados por toda a Europa. Um enfoque especial será dado à Península Ibérica.

Organização: Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Universidade de Coimbra (DHEEAA – UC), participação do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra (CHSC – UC) e do Instituto de Estudo Medievais da NOVA FCSH (IEM – NOVA FCSH)

Corpo Docente: Mário Farelo (IEM – NOVA FCSH), Maria do Rosário Morujão (Faculdade de Letras – Universidade de Coimbra), Jorge Díaz Ibánez (Universidade Complutense de Madrid)

Duração: 6 sessões de 3 horas cada