– INSCRIÇÕES ESGOTADAS –

O Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Mosteiro da Batalha e o Centro do Património da Estremadura (CEPAE), vão levar a cabo uma reedição do curso destinado a guias intérpretes, intitulado “Compreender os espaços monástico-conventuais medievais”.

O seu principal objetivo é dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam interpretar e contextualizar conventos e mosteiros, tendo em conta a diversidade de formas de vida religiosa, os seus espaços e quotidianos, a sua relação com o território ou os poderes que neles se cruzam e sob cuja protecção florescem durante a Idade Média. Serão contemplados aspetos relacionados com a arquitetura e a arte, a liturgia e os livros, a iconografia religiosa, a heráldica e a tumulária. Por outro lado, ao disponibilizar sínteses actualizadas sobre todos estes temas, esta formação permite, de uma forma singular, congregar e articular informação em regra dispersa e pouco acessível a públicos não especializados.

As sessões e uma visita, a realizar no Mosteiro na Batalha, repartem-se por três dias e contam com o contributo de diversos investigadores que partilharão o seu conhecimento e experiência com os participantes.

Este curso é patrocinado pela Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) Centro de Portugal.