BIP | “Unveiling Medieval Monastic Dynamics. Traditional and digital approaches for landscape, architecture, heritage”
Lisboa e Montemor-o-Novo
Inscrições abertas até 19 de julho
O IEM apresenta o Blended Intensive Programme (BIP) “Unveiling Medieval Monastic Dynamics. Traditional and digital approaches for landscape, architecture, heritage”, em parceria com a Universidade de Évora, o Politecnico di Torino, a Università di Pavia e o The Cyprus Institute, que decorrerá em Montemor-o-Novo, durante o mês de setembro. Este curso visa desenvolver uma abordagem didática ao estudo das paisagens religiosas com o objectivo de compreender a sua evolução diacrónica, desde a Idade Média, bem como os seus valores passados e atuais.
O IEM tem disponíveis 5 vagas, de inscrição gratuita, para alunos da NOVA FCSH, de licenciatura, mestrado e doutoramento, das áreas de História, História Medieval e Arqueologia, organizado por Rolando Volzone, investigador contratado do IEM.
As inscrições são gratuitas mas os custos relacionados com deslocação, estadia e alimentação serão a cargo dos próprios.
Os candidatos que forem membros do IEM terão direito a transporte e alojamento em Montemor-o-Novo (refeições não incluídas).
As inscrições deverão ser realizadas até dia 19 de julho, para o email rvolzone@fcsh.unl.pt, e deverão ser acompanhadas de Curriculum Vitae e Carta de Motivação (1 folha A4).
O curso dotará os participantes de conhecimentos e competências que lhes permitirão compreender uma paisagem histórica através de aulas teóricas e atividades práticas, aliando metodologias com interdisciplinares como tecnologias tradicionais e digitais, nomeadamente:
- Varrimento Laser e Fotogrametria Aérea;
- Varrimento Laser e Fotogrametria Terrestre;
- Levantamentos georadar.
O caso de estudo selecionado é o convento de Nossa Senhora da Saudação em Montemor-o-Novo, na região do Alentejo (sul de Portugal).
Este curso permitirá a aplicação de uma abordagem interdisciplinar, agregando:
- História e arquitetura medievais (IEM-NOVA FCSH – Portugal).
- Arquitectura paisagista e ecologia (Universidade de Évora – Portugal).
- Património arquitetónico (Politecnico di Torino – Itália).
- Engenharia e ciência da computação (Università di Pavia – Itália).
- Arqueologia e humanidades digitais (The Cyprus Institute – Chipre).
Este curso destina-se a alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento nas áreas de História, História da Arte, Arquitectura, Arquitectura Paisagista, Arqueologia, Geografia, Engenharia e Património Cultural.
Plano de estudos:
- 2 e 9 de setembro: online
- 16 a 20 de setembro: Lisboa e Montemor-o-Novo (presencial)
Questões ou dúvidas relacionadas com esta formação deverão ser remetidas para rvolzone@fcsh.unl.pt.