O vínculo do mês de abril é dedicado à capela de São Bernardo e morgadio da quinta da Cerca
A capela de São Bernardo e morgadio da quinta da Cerca, localizados em Guimarães de Tavares, foram instituídos em 1662 por Francisco João Henriques e Catarina do Amaral Cabral.
A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de abril a capela de São Bernardo e morgadio da quinta da Cerca, instituídos por Francisco João Henriques e sua mulher, Catarina do Amaral Cabral, em Guimarães de Tavares. Fundada a capela por testamento de mão comum em 1662, só vinte anos mais tarde os corpos dos fundadores lá foram colocados. Efetivamente, os instituidores determinavam que os seus corpos fossem enterrados na igreja matriz de Santa Maria das Chãs até que pudessem ser trasladados para a capela que queriam construir junto à casa em que viviam. Essa capela deveria ser da invocação de São Bernardo, santo de sua particular devoção, e deveria ter um retábulo com o milagre específico em que Cristo lança sangue da chaga do peito. No meio da capela deveria ficar a sepultura com a respetiva campa, onde seriam depositados os seus corpos e os dos futuros administradores. Anualmente deveriam ser rezadas por suas almas seis missas, uma em dia de São Bernardo e as restantes pelo decurso do ano, privilegiando os dias de festa. Para cumprimento das obrigações da capela nomeiam as respetivas terças, identificando os bens de raiz que deveriam sustentar os encargos. Hoje e sempre na posse da mesma família, na quinta da Cerca, com a sua posição privilegiada frente à serra da Estrela, realizam-se eventos. Acrescente-se, como nota curiosa, que Guimarães de Tavares disputa a Guimarães do Minho o privilégio de ter sido a terra natal de Gil Vicente, tendo a quinta da Cerca o “Espaço Gil Vicente” dedicado ao autor e ao seu teatro, que inclui uma biblioteca específica, e onde recentemente foi lançada a obra da autoria de António Fortes, Gil Vicente nasceu em Guimarães de Tavares.
Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month
Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.
O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.