Marco Liberato
Após a licenciatura em História-ramo Património Cultural, concluída em 2002, iniciou-se um percurso de investigação focado no período medieval, com especial incidência em problemáticas como a génese e evolução da malha urbana atual, a cultura material enquanto signo de alterações socioeconómicas, nomeadamente durante o processo de “islamização política” da Península ou as suas valências no momento de detalhar as particularidades das sociedades de fronteira.
Paralelamente, exerceu várias funções no âmbito da denominada Arqueologia Preventiva, seja como diretor científico em dezenas de intervenções, seja como membro das equipas de gestão de projeto de obras públicas.
A partir de 2022 exerce também atividade letiva, como assistente e professor auxiliar convidado na Universidade de Coimbra.
Em 2024, decorrente da investigação realizada com o apoio de uma bolsa da FCT, foi defendido o doutoramento titulado Cultura material e povoamento num espaço disputado: entre Tejo e Mondego, nos séculos VI-XIV.
E-mail
marcoliberato@hotmail.com