O que é a Literacia Informacional? E como pode ser ela aplicada ao campo da investigação em História? Não queira ficar iliterato sobre isto e venha tomar contacto com uma nova área de saber e um conjunto de métodos que ajudarão a mais facilmente preparar o caminho conducente a um trabalho de investigação em História.

Este curso vem dar a conhecer uma forma nova de relacionamento com os materiais da História, centrada no conceito de «informação» e no desenvolvimento de competências para a alcançar e controlar, de modo a elaborar um plano de investigação correcto, tanto quanto às fontes primárias, como à bibliografia de apoio.

Em termos de público-alvo, o curso tem como destinatários principais os alunos de licenciatura (História e não só), bem como os estudantes de mestrado e doutoramento que procurem colmatar lacunas na área. Destina-se ainda a todos os praticantes da investigação histórica, amadores ou não, que queiram agilizar e sistematizar a preparação das suas pesquisas.

O curso divide-se em dois módulos. O primeiro, Literacia Informacional – conceitos e competências, apresenta os principais conceitos, modelos e competências sobre Literacia Informacional e comportamento informacional essenciais à investigação através do estímulo e reforço nos domínios da literacia digital e das competências digitais, envolvendo a utilização criativa das tecnologias digitais e a avaliação das práticas de estratégias de pesquisa, bibliométricas e de avaliação de impactos.

O segundo módulo, Literacia informacional para a investigação em História, trata da informação arquivística e ensina como realizar a investigação nos arquivos de forma autónoma, compreendendo a forma de descrever os materiais própria dos arquivistas. Terá uma vertente teórica e outra prática, terminando com a experiência de elaboração, pelos formandos do seu próprio “instrumento de descrição documental”.

O curso distribui-se em 8 sessões de 2h. Em cada sessão os conteúdos serão expostos pelos respectivos docentes durante aproximadamente 1h30m, reservando-se o tempo remanescente para debate.

Para mais informações, consulte o programa.

Organização: IEM-NOVA FCSH; CHAM-NOVA FCSH, UAc
Docentes: Maria de Lurdes Rosa, Paula Ochôa Telo

Informações/Inscrições [as Inscrições estão abertas entre os dias 3 de Janeiro a 16 de Março de 2018]. As inscrições no curso podem ser feitas online ou presencialmente no Núcleo de Formação ao Longo da Vida.

Núcleo de Formação ao Longo da Vida [NOVA FCSH, Torre B, Piso 1]
Av. Berna, 26-C, 1069-061 Lisboa