O Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Câmara Municipal de Penacova e a Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo (AGIC) propõem um curso destinado a guias-intérpretes sobre o quotidiano monástico no Mosteiro de Lorvão nos séculos XIII a XVI.

O curso decorrerá entre 31 de janeiro a 1 de fevereiro de 2023, no Mosteiro do Lorvão.

O principal objetivo é dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam interpretar e contextualizar as vivências do quotidiano do Mosteiro de Lorvão, a partir de 1211 (data em que aí se instala a primeira comunidade cisterciense feminina portuguesa), a sua relação com o território e com os poderes que nele se cruzam e sob cuja proteção floresce durante a Idade Média. Serão abordados aspetos relacionados com a arquitetura, a liturgia e a sua performance ou os livros que existiram no Mosteiro de Lorvão, bem como as figuras mais importantes que marcaram o mosteiro, as suas manifestações heráldicas (que aí ficaram bem patentes e que ainda hoje se podem admirar) e as vivências desta importante comunidade conventual. Esta formação, a realizar presencialmente no Mosteiro de Lorvão, conta com o contributo de diversos investigadores, especialistas no tema, que partilharão o seu conhecimento e a sua experiência com os participantes.

Coordenação científica: Luís Miguel Rêpas e Catarina Fernandes Barreira
Organização: AGIC, Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH /Projeto Books, rituals and space in a Cistercian nunnery. Living, praying and reading in Lorvão, 13th – 16th centuries (PTDC/ART-HIS/0739/2020) e Câmara Municipal de Penacova.