A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de dezembro a capela de Nossa Senhora da Piedade, instituída em 1548 por D. Francisco de Castelo Branco, Senhor de Vila Nova de Portimão e Camareiro-mor de D. João III, na Quinta da Póvoa. Em julho desse ano, D. Francisco sucumbira a uma desconhecida enfermidade, estando circunscrito aos seus aposentos, num luxuoso palácio de família em Lisboa. Sentindo o tempo a esgotar-se, mandara lavrar o seu testamento, onde determina que uma parte da sua terça deveria ser empregue na compra de um padrão de juro, que teria como finalidade o pagamento a um capelão que rezasse, perpetuamente, uma missa diária na ermida de Nossa Senhora da Piedade, por alma de D. Francisco, da sua primeira mulher e da sua esposa ao momento. A ermida fora construída a alguma distância do paço, envolvida pelos arvoredos, pomares e tanques, convidando o bucolismo do lugar ao recolhimento e à reflexão espiritual. Todavia, esse cenário de despojamento não impediu que o seu interior estivesse condignamente recheado de importantes peças de arte sacra, refletindo o estatuto social do fundador do templo. Tal torna-se ainda mais significativo, quando se percebe que esta não era a capela principal dos Senhores de Vila Nova, que mantinham o seu panteão no interior da igreja de S. Martinho, junto ao palácio de Lisboa. A ermida de Nossa Senhora da Piedade foi-se tornando, progressivamente, durante os séculos seguintes, local de culto popular. Foram imputados vários milagres à padroeira do pequeno templo, razão pela qual o seu interior estaria, no começo do século XVIII, totalmente preenchido por ex- votos de fiéis reconhecidos à sua protectora.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês . Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contacto com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.