O vínculo do mês de novembro é dedicado à capela de Nossa Senhora da Guadalupe
A capela de Nossa Senhora da Guadalupe (Armamar), instituída em 1679, é hoje uma unidade de alojamento local.
A iniciativa “ Vínculo do Mês” apresenta neste mês de novembro a capela de Nossa Senhora da Guadalupe, instituída em 1679 por Domingos Cardoso da Fonseca em Aldeia de Cima (Armamar). O documento de instituição deste vínculo destaca-se por conter uma detalhada descrição daquilo que são tanto a capela, como o solar onde residia o morgado, que lhe está contíguo. No tocante ao templo, não só nos permite saber que não se encontrava totalmente concluído, como faz eco da relevância do património integrado e móvel que albergava, nomeadamente o retábulo, com colunas e sacrário, e um conjunto de oito imagens de vulto, com cerca de quatro palmos de altura, além, claro, de numerosas alfaias litúrgicas e paramentos. A utilização da capela manteve-se até ao final do século XX. O solar foi devorado por um incêndio a 8 de dezembro de 1999, que, entre muito outro património, destruiu o seu arquivo. Foi, porém, totalmente recuperado e transformado numa unidade de alojamento local. As intervenções têm-se prolongado até à atualidade, tendo decorrido um processo de recuperação da capela, ao longo do presente ano. No coração do vale do Douro, a Casa da Capela de Cima mantém viva a memória do seu instituidor.
Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month
Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.
O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.