A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta o morgadio de Santa Bárbara, localizado em Salvador (BA), Brasil. Foi aí que Francisco Pereira do Lago se terá fixado nas primeiras décadas de Seiscentos, notabilizando-se pelo serviço das armas. Em conjunto com a sua mulher, Andreza de Araújo, determinou em testamento datado de 1641 a construção do seu local de enterro numa capela contígua às casas comerciais que detinham na zona baixa da cidade, a capela de Santa Bárbara, caso estivesse acabada ou, “em falta no Mosteiro de São Francisco”, vinculando para tanto alguns bens de suas terças. A administração do vínculo ficaria marcada pela gestão à distância dos bens, uma vez que as primeiras administradoras, os herdeiros e suas famílias manteriam residência em Braga, no norte de Portugal. De facto, foram várias as denúncias sobre os abusos cometidos sobre as propriedades vinculadas devido à ausência dos administradores. Ao longo do século XIX, em resultado do abandono a que fora votado, o edificado do morgadio sofreu alterações profundas, tendo sido vendido e convertido em armazém e mercado alimentar, embora no seu interior se conservasse a capela original, cuja devoção a Santa Bárbara era mantida pelos comerciantes e escravos, passando a designá-la de “Santa dos Mercados”. Produto do sincretismo religioso e cultural baiano, a reverência a Santa Bárbara, mártir de matriz católico-romana foi desde cedo ressignificada pelos cultos de matriz africana, associando-a a Iansã-Oyá, orixá que evoca o poder dos raios e tempestades como forças da natureza. A festa anual em sua homenagem convoca às ruas de Salvador, e ao atual Mercado de Santa Bárbara, uma profusão de cultos religiosos com a celebração de missa católica e rituais de oferendas a Iansã.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.