A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de fevereiro o morgadio da Quinta da Cerca, em Almada, instituído em 1610 por João Lopes Figueira.

Nos arredores da muralha medieval construída para defesa da cidade de Almada situa-se na sua parte mais antiga uma parcela de terra onde, desde o século XVI, sabemos existir uma casa senhorial: a Quinta da Cerca, transformada em Centro de Arte Contemporânea desde 1993, sob tutela da Câmara Municipal de Almada.

A primeira referência à propriedade de que temos conhecimento remonta a 1582, numa carta de doação na qual João Lobo, provedor da Misericórdia de Almada, transfere, juntamente com outros bens, os terrenos da Cerca para o seu sobrinho, João Lopes Figueira, na ausência de descendência direta.

João Lopes Figueira será o instituidor do morgadio da Quinta da Cerca, vinculado em testamento de 1610, no qual remete a sua posse para a “memória de meus avós e tios que o fabricaram”, indicando a existência desta numa cronologia mais recuada. A notoriedade da Quinta irá ser definitiva e solenemente reforçada ainda no testamento de João Lopes Figueira pela menção clara e explícita à visita e permanência dos “reis deste reino” na propriedade da Cerca.

Ponto de encontro entre História, Arte e Património, a Casa da Cerca mantém a sua envolvência primitiva. Nos dias de hoje, o Centro de Arte Contemporânea conjuga ainda a Ciência e a Ecologia no seu jardim botânico O Chão das Artes, num esforço de preservação das espécies, continuando a usufruir da paisagem outrora preenchida pelos pomares dos seus primeiros proprietários.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.