Nos dias 15 e 16 de dezembro decorreu em Villa Lusa, sede da Embaixada de Portugal junto da Santa Sé, a apresentação do livro The Gaudium Magnum Collection. Old Masters Paintings and Drawings at Villa Lusa, Rome | A Colecção Gaudium Magnum. Pinturas e Desenhos de Mestres Europeus na Villa Lusa, Roma.

O livro apresenta uma seleção de obras de arte da prestigiada colecção portuguesa Gaudium Magnum, propriedade da Fundação Gaudium Magnum, Lisboa, e foi apresentada pela historiadora da arte Giulia Rossi Vairo, investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais que, com Luísa d’Orey Capucho Arruda, é co-curadora do volume.

O livro reúne textos de especialistas historiadores de arte, portugueses e estrangeiros, e apresenta dezoito obras de mestres europeus, entre os quais se conta a presença dos artistas portugueses Alvaro Pirez de Évora, António ou Manuel Campelo, Francisco de Matos Vieira dito Vieira Lusitano e Domingos António Sequeira que viveram e trabalharam em Itália para completar a sua formação artística.

No lançamento, que se dirigiu a peritos e investigadores de arte e ao corpo diplomático, S. E. o Embaixador de Portugal junto da Santa Sé António de Almeida Lima acolheu diversas personalidades dos meios ligados à Cultura entre as quais o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça e os co-presidentes da Fundação Gaudium Magnum Maria e João Cortez de Lobão.

Sobre a Fundação Gaudium Magnum
A Fundação Gaudium Magnum – Maria e João Cortez de Lobão existe desde 2018 tendo como missão enaltecer Portugal, a língua portuguesa, a sua cultura e as suas gentes. A Fundação pretende ser uma instituição aberta ao mundo, que promove o bem comum e contribui para uma sociedade mais justa, à luz dos valores cristãos e da missão de Portugal no mundo.

Referência bibliográfica:
L. d’Orey Capucho Arruda e G. Rossi Vairo (eds). The Gaudium Magnum Collection. Old Masters Paintings and Drawings at Villa Lusa, Rome | A Colecção Gaudium Magnum. Pinturas e Desenhos de Mestres Europeus em Villa Lusa. Florença, Centro Di, 2021.