A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de novembro a capela de Beatriz de Meneses, 2ª Condessa de Loulé e 4ª de Marialva, instituída em 1535 no Convento de Santo António de Ferreirim, em Lamego. A Casa de Marialva e Loulé, unificada em 1496 por via do matrimónio de D. Beatriz de Meneses com D. Francisco Coutinho, conservou-se por entre os caminhos da mobilidade social ao serviço da dinastia de Avis. No entanto, sofreu um duro revés quando, no ano de 1534, os herdeiros da casa desaparecem prematuramente, pouco tempo depois do falecimento de D. Francisco. É assim que, em maio de 1535, “órfã [de] esperanças e viúva por morte de todos eles”, D. Beatriz se apresenta nas primeiras linhas do seu testamento, no qual vincula uma capela no Convento de Sto. António, em Lamego, outrora fundado pelo casal (1525).

Perante a impossibilidade de sucessão por via familiar, D. Beatriz faz recair a administração do vínculo instituído no seu criado, Francisco Gouveia, determinando que os seus sucessores deviam daí em diante ser escolhidos por um método de eleição controlado pelo deão da Sé de Lamego e pelo juiz ordinário da dita cidade. A Condessa estipulou ainda que os futuros administradores não poderiam pertencer à fidalguia, exceptuando Francisco Gouveia, ele próprio fidalgo, e a sua descendência.

Das propriedades vinculadas, destaca-se a Quinta do Ferro, sita em Trancoso, com uma presença familiar multissecular dos foreiros nomeados e que nela habitaram. No período da Inquisição, esta foi alvo de sucessivos processos de condenação dos seus proprietários, o que levou a que as receitas fossem arrestadas – decisão que será revertida pela mão António de Gouveia Coutinho, que, em 1666, recupera a Quinta para a capela do Convento.

O presente Vínculo do Mês beneficiou da colaboração do Dr. Alexandre de Quevedo Freemon, proprietário da Quinta do Ferro e do respectivo arquivo.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.