A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de julho a capela de Nossa Senhora da Piedade, instituída em Canas de Senhorim. A 4 de janeiro de 1594, na Rua de São Paulo, em Goa, testou Dionísio de Figueiredo, jesuíta e antigo estudante de direito canónico na Universidade de Coimbra. No seu testamento, fundou uma capela em honra de São Dionísio, chamando para administradores a sua irmã e o seu marido, e incumbindo-lhes de ali colocar uma imagem de Nossa Senhora da Piedade.

A gestão dos bens da capela nem sempre foi fácil e, com o passar dos séculos e com o tecer das uniões matrimoniais, a património do vínculo e a documentação a ele associada foram-se dispersando por vários núcleos familiares.

Apesar do património vinculado permanecer atualmente como propriedade particular, o Serviço de Património Cultural do município de Nelas tem vindo a empreender esforços no sentido de valorizar e requalificar as ruínas da capela outrora instituída por Dionísio de Figueiredo. Em 2019, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, a autarquia procedeu à recuperação do edificado, convertendo-o como um dos palcos da iniciativa. O interesse demonstrado pelos visitantes prevê que o espaço venha a ser musealizado, contribuindo para a crescente valorização do património histórico da região

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, em: https://www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.