Com organização do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e colaboração do Projecto Vinculum, a mostra documental “Um arquivo, doze documentos” nasceu do trabalho de inventariação de um extenso arquivo familiar à guarda da Biblioteca Nacional de Portugal, no âmbito da tese de doutoramento em História, na especialidade de Arquivística Histórica, de Alice Borges Gago, defendida em 2019, que teve como instituição de acolhimento o Instituto de Estudos Medievais.

Ao longo de um ano, estará em destaque o arquivo Almada e Lencastre Bastos (séc. XIV-XX), um dos maiores acervos de família depositados na Biblioteca Nacional de Portugal, com a exposição de um documento por mês. O objetivo é divulgar o acervo que contém documentos de grande valor histórico e arquivístico, até agora praticamente desconhecidos.

Simultaneamente será lançado o catálogo dos documentos selecionados para a mostra, que contará com o apoio do IEM e da BNP.

Organização: IEM-FCSH/NOVA, Projecto Vinculum, Biblioteca Nacional de Portugal
Coordenação: Alice Borges Gago