A RURALIA é uma associação internacional para a arqueologia do assentamento medieval e da vida rural. Fornece uma plataforma a nível europeu para o intercâmbio científico sobre os problemas actuais da arqueologia rural a fim de reforçar os estudos comparativos e interdisciplinares. A conferência abrange o período desde os períodos da Idade Média até aos períodos da Idade Moderna. A língua da conferência é o inglês.

A RURALIA XIV terá lugar em Viseu, cidade situada no centro-norte de Portugal, entre 13 a 19 de setembro de 2021. O tema será: Bens de uso doméstico na zona rural medieval e na zona rural do início da modernidade.

Para além das comunicações, será oferecida uma excursão de um dia e meio e uma viagem de estudo opcional de dois dias às regiões da Beira Alta e do Douro.

A conferência é organizada conjuntamente por Catarina Tente, Sara Prata, Piers Dixon, Mark Gardiner e Claudia Theune, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu, Direcção Geral do Património Cultural, Direcção Regional de Cultura do Centro, Direcção Regional de Turismo do Centro, e Instituto de Estudos Medievais da Universidade NOVA.