Com a divulgação da base de dados do projeto ERC VINCULUM, cumpre-se um objetivo central do projeto: proporcionar o acesso aberto e livre aos recursos do trabalho de investigaçãos.

A base de dados permite visualizar uma grande quantidade de dados de forma estruturada e segundo normativas arquivísticas, possibilitando-se a análise de informação documental em relação com o contexto da sua produção.

Esta associação indispensável de relações, que serão continuamente desenvolvidas no decorrer dos trabalhos do projeto VINCULUM, possibilitará o preenchimento de lacunas e a compreensão do fenómeno vincular.

O acesso rápido e atualizado aos dados facilitará o envolvimento das comunidades de interessados no tema, demonstrando o interesse em reunir e consolidar informação dispersa que possa contribuir para a construção de um corpus coeso, com informação histórica inédita ou pouco conhecida.

O desenvolvimento deste acervo digital constitui um importante contributo científico e cívico, em especial para proprietários de arquivos particulares, heraldistas, genealogistas e responsáveis por arquivos públicos e privados.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.