O Prémio História Alberto Sampaio, de instituição conjunta dos Municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e da Sociedade Martins Sarmento, com direção científica e organizado pela Academia das Ciências de Lisboa, foi este ano atribuído ao trabalho “Gentes do Norte pela própria voz. Arquivos de família da Região de Guimarães-Porto, séculos XV-XVII”, da autoria de Alice Borges Gago, investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A entrega do diploma do Prémio História Alberto Sampaio 2020 ocorreu na Academia das Ciências, em Lisboa, no dia 14 de janeiro de 2020, na presença do Presidente do Júri do Prémio, o Professor Doutor José Luís Cardoso, em cerimónia restrita devido à pandemia Covid.