O projeto Horizontes cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo (PTDC/ART-HIS/29522/2017) parte do estudo do scriptorium do Mosteiro de Alcobaça, entre os finais do séc. XII e o XVI. Iniciado em outubro de 2018, tem como objetivo o estudo e a datação dos manuscritos litúrgicos iluminados do scriptorium de Alcobaça (Breviário Alc. 66, imagem 1), através de uma abordagem interdisciplinar que pretende, por um lado, estudar os manuscritos na sua materialidade (características da decoração iluminada, estudo dos pigmentos (imagem 2) e da estrutura das encadernações (imagem 3) e, em simultâneo, estudar o seu conteúdo litúrgico (imagem 4) (em articulação com as orientações de Cister e a influência do contexto local), desde finais do séc. XII até os inícios do séc. XVI.

Em Alcobaça sobreviveu um número significativo deste tipo de manuscritos, ao contrário de outras abadias, o que abrirá novas perspetivas em termos da possibilidade de os datar com mais precisão e consequentemente caracterizar a evolução dos materiais e técnicas de produção do codex no âmbito do scriptorium, ao longo de quatro séculos. Resulta de um consórcio entre o IEM, o LAQV REQUIMTE da FCT UNOVA e o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora (imagem 5). São instituições parceiras o Centro de Estudos de História Religiosa da UC, a Biblioteca Nacional de Portugal e o Mosteiro de Alcobaça.

O projeto tem como PI a investigadora Catarina Fernandes Barreira e Co-PI Conceição Casanova, docente na FCT UNOVA (e ainda Catarina Miguel, a responsável pelo projecto no Laboratório HERCULES) (imagem 6) e envolve uma equipa de cerca de duas dezenas de investigadores, em diversos níveis (de mestrandos a docentes universitários (imagem 7). Decorrido ano e meio, os investigadores do projeto submeteram várias publicações em peer reviewed journals, participaram em vários congressos internacionais (Leeds (imagem 8) Barcelona, Bruges, Brno, Lisboa, Madrid, Batalha, Porto…), num total de 16 comunicações e em congressos nacionais, num total de 13. No âmbito do projeto foi organizado mais um Ciclo de Conferências no Mosteiro de Alcobaça em 2019 (imagem 9), uma missão de investigação ao CERCOR, em Lyon, um curso para Guias intérpretes em Janeiro de 2020 (imagens 10 e 11) e workshops para alunos (imagens 12, 13, 14 e 15).

Imagem 1
Imagem 2